Coordenador : Leandro Bruno Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390234.2201.244049.24022023
Departamento/Setor: GRC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Este projeto tem como público-alvo professores e alunos do ensino médio de escolas públicas dos municípios que compõem a Microrregião Geográfica de Campos dos Goytacazes: Cardoso Moreira, Campos dos Goytacazes, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. A escolha desses municípios se deve ao fato de que muitos estudantes fazem o movimento pendular todos os dias para estudar na cidade de Campos dos Goytacazes, especialmente nas instituições públicas (UFF, IFF e UENF). A ideia de divulgar os cursos do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) e suas especificidades, além das formas de acesso e políticas de permanência na universidade, a fim de dar visibilidade à UFF na região e de contribuir para uma maior procura de alunos do ensino médio pelo ensino superior da nossa instituição. É importante enfatizar que envidaremos esforços para que os resultados e as propostas do projeto sejam de conhecimento de todos os estudantes de ensino médio da microrregião, por isso, vamos manter um amplo esforço de divulgação nos meios de comunicação locais e regionais (rádios, jornais e TVs) e internet (site do ESR, redes sociais), visando atingir o maior público possível.
Local de atuação: As reuniões de preparação e planejamento, levantamento e sistematização de dados e informações, a produção de cartilhas, revistas e cards, entre outras ações, serão realizadas no ESR/UFF Campos dos Goytacazes. A divulgação do material será feita nas turmas de ensino médio das escolas públicas e nas mídias sociais.
Objetivo
O projeto tem por objetivo levantar, organizar e divulgar informações da UFF, especialmente do ESR/UFF, nas turmas de ensino médio de escolas públicas da Microrregião de Campos dos Goytacazes. Com este projeto buscamos dar visibilidade aos cursos do ESR e as políticas de acesso e permanência, de modo a contribuir para uma maior procura dos alunos para com os cursos ofertados na região. A ideia é iniciar pelas escolas de Campos dos Goytacazes para, nos anos subsequentes, aproveitar a capilaridade dos ônibus ofertados pelas prefeituras dos municípios vizinhos e ampliar a divulgação da UFF no ensino médio de escolas públicas dessas localidades. O projeto produzirá cartilhas a revistas digitais para serem divulgadas nas escolas públicas e nas turmas de ensino médio. Também serão produzidos cards para divulgação em redes sociais como forma de potencializar o alcance do projeto. O material produzido conterá informações sobre a UFF, seus cursos e campus, cursos e vagas disponibilizados pelo ESR/UFF, perfil de cada curso e atuação profissional dos cursos do ESR/UFF, oferta de bolsas para permanência (moradia, transporte, alimentação etc.), entre outras.
Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado inicialmente para avaliar a qualidade da Educação Básica no país e que depois evoluiu para se tornar o principal meio de acesso às universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), democratizou o acesso ao ensino superior, permitindo aos alunos entrar diretamente nas universidades públicas ou acessar outras políticas educacionais como o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). De 1998 a 2016, com exceções para um ou outro ano, a tendência de inscrições no ENEN foi crescente e, desde então, tem diminuído drasticamente. Essa queda reflete não apenas os efeitos da pandemia, como ainda políticas nos últimos anos marcadas por falhas nas notas, redução dos recursos de bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), diminuição do número de vagas no SISU, diminuição do financiamento do FIES inter alia. É nesse contexto que propomos este projeto de extensão, que visa produzir material (cartilhas, revistas, cards) sobre os cursos, as políticas de permanência e as formas de acesso à da UFF. Esse material será divulgado nas turmas do ensino médio de escolas públicas e nas redes sociais (Instagram e Facebook). Outro potencial do projeto, ao envolver professores de todos o cursos de graduação do ESR/UFF, discentes de graduação e pós-graduação e professores da educação básica, é apoiar a curricularização da extensão e contribuir com a interação dialógica entre acadêmicos da universidade e as escolas públicas.